... mas é bela!! Há que lutar por ela...que DEUS nos dê FORÇA!!!

Espero com este Blogue dar testemunho da minha luta, que infelizmente é também a luta de muitas MULHERES!

CORAGEM para TODAS NÓS!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Regresso ao Trabalho


Ola a todos :-)

Passei para vos por a par das novidades... 
Pois bem, o dia começou na Junta médica... após hora e meia de atraso la me chamaram... e perguntaram 3 vezes se eu queria mesmo ir trabalhar, ao qual eu respondei que SIM!!!

Segui rapidamente para o IPO,  também lá tive uma hora de espera ... estava muita gente... o pessoal de hoje e de amanhã... como é feriado foi tudo hoje...

Passe em casa para comer alguma coisa e buscar o meu carro (sim pq no meio disto tudo quem andava a fazer de meu motorista era o meu pai... coitado... grandes "secas" que apanhou), e segui para o meu local de trabalho :-)

Foi muito bom voltar !!!

Fui bem recebida (também não esperada outra coisas).

Estou cansada mas feliz :-)

Desejo a todos vós uma noite fantastica :-)
Beijinhos!!!





domingo, 30 de outubro de 2011

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

30 de Outubro - Comemora-se neste dia o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama!!!
É muito importante fazer o auto exame.
O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.


A frequência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer modificação nas mamas de um mês para o outro.
Cuida-te!!! Vigia!!!




 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Um ano após a 1ª quimio...


Faz hoje um ano que fiz a 1ª sessão de quimioterapia  -  27/10/2010.
Recordo a primeira sessão de quimio e 3 anos e um mês de casada…

Lembro-me como se fosse ontem, tive a consulta de oncologia de manhã, onde me comunicou que iria fazer 2 ciclos de quimio, o 1º ciclo composto por 3 sessões de FEC e o 2º ciclo seriam também 3 sessões mas de DOC. Ainda fiz um teste de gravidez… 
A sessão teve início por volta das 15h00. Lembro-me de uma enfermeira se meter com o meu maridão :-) com a carequinha dele :-)
Quando saímos já estava escuro, por volta das 18h00… passado mais ou menos uma hora começaram os sintomas :-( :-( , que pioraram a partir da meia noite… passei muito mal essa noite e a manhã seguinte, e os dias seguintes… nem me quero lembrar!!! Sempre a tomar Primpéran mas mesmo assim tinha muitos vómitos… e lá ia eu para o WC...
Mas o importante é que estou CÁ para contar a história :-).

Obrigada a todos os que me seguem, um beijinho especial para o Gangue da Mama e para o grupo “Eu e o Cancro”… obrigada pela partilha, pelo carinho, pela esperança… OBRIGADA!



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mais uma Injecção na barriga...

Hoje foi dia de "visita" ao IPO, e levar com mais uma injecção na barriga... não consigo habituar-me... e só de pensar que vai ser assim até 2013... é melhor nem pensar!

Novidades:
  • Agora que decidi ir trabalhar, pois a minha baixa termina dia 30 de Outubro, e decidi ir trabalhar no dia 31, não é que me chamaram para mais uma junta médica??? Logo no dia 31.. supostamente o meu 1º dia de trabalho... la terei de ir e explicar a situação!

Como me sinto:

  • As unhas continuam quebradiças... 
  • A pele muito seca, não há creme que faça milagres, já experimentei de tudo, mas os pés... ficaram tão secos :-( e eu como tenho muitas cócegas não consigo que me toquem nos pés...
  • Ainda me sinto cansada, mas penso que se deve ao facto de dormir mal e acordar cedo... vamos la ver se é ou não quando for à consulta de oncologia mas que esta marcada para final do mês de Novembro. Entretanto vou fazer o exame ao coração o - F.E.V.
  • Continuo com peso a mais.. e não sei como resolver isto :-(
  • Os calores são cada vez mais insuportáveis :-( e depois dos calores vêm os arrepios de frio - terei de me habituar... é NORMAL :-) :-)
  • Sinto-me muito esquecida... mesmo tomando vitaminas,  não estou no ponto...
    E pronto, para já é isto... 

    Agora volto ao IPO dia 31 para Análises, dia 2 para Anticorpo - HERCEPTIM, dia 21 para o F.E.V., dia 22 para a Injecção, dia 23 novamente para análises, dia 24 para mais um anticorpo, dia 26 para consulta de oncologia... e temos assim o mês de Novembro preenchido :-)

    Beijinhos para TODAS!!!
    Boa semana!!!






    segunda-feira, 17 de outubro de 2011

    1 ano de blogue


    Obrigada a todos vós…
    Quero agradecer a todos vós, leitores do meu “cantinho” pois só com o vosso apoio é que foi possível a existência deste blogue, que fez 1 ANO do dia 15 de Outubro – Sábado!


    Há um ano atrás, estava confusa… com muitas dúvidas e medos… e hoje estou c para festejar convosco o primeiro aniversário do Blogue e a minha existência!
    Quando come­cei a escr­ever nem imag­i­nava como estaria um ano depois, mas sinto uma von­tade de con­tin­uar a par­til­har com vocês as min­has exper­iên­cias, os meus medos, as ansiedades, as dificuldades… TUDO o que me faz chorar e rir!
    Fiz novas amizades, maravilhosas! Conheci Guerreiras Lindas e pessoas, apoiantes, muito queridos!
    A quan­ti­dade de aces­sos no blogue foi crescendo, tudo graças a vocês. Para comem­o­rar, vou par­til­har convosco algu­mas estatís­ti­cas inter­es­santes do blogue. Neste momento o blogue tem:
    ·        90 Posts
    ·        764 Comen­tários
    ·        48195 Vis­i­tas
    Os 5 posts mais lidos do blog:

    Mais uma vez MUITO OBRIGADA a todos!
    Beijinhos e Boa semana.

    quinta-feira, 13 de outubro de 2011

    E a gripe continua...

    Pois é... a Gripe continua,


    mas já me sinto bem melhor!!!
    Tomei o SINUTAB II, o mesmo que tomei quando estava a fazer quimioterapia e digo-vos, sentimos logo melhoras... ja respiro pelo nariz :-)


    "Sinutab II está formulado para promover um alívio rápido da drenagem nasal e sinusítica
    provocada por constipações, gripes e alergias.
    Sinutab II origina o alívio sintomático da dor de cabeça sinusítica, sem provocar sonolência."



    Quem piorou foi o maridão... mas já esta a tomar também o Sinutab II... vamos la ver se tem o mesmo efeito nele...




    Obrigada a todos pelas mensagem de carinho e melhoras!!!




    terça-feira, 11 de outubro de 2011

    HERCEPTIM e GRIPE


     Olá a todos,

    Cá estou eu com mais um Anticorpos (HERCEPTIM) feito. Estava com receio que não me fizessem pois estou com uma gripe… 

     Ontem, fui às análises e decidi que não viria para casa com a agulha Huber… custou levar com a agulha nas veias da mão, uma vez que no braço nem se vêem, mas a sensação de não ter de dormir com a Huber e de não fazer alergia… foi MARAVILHOSA!

    Hoje, la fui para o tratamento, chamaram-me 15 minutos depois da hora marcada… ok, acabei por esperar 45 minutos, eles pedem para estarmos meia hora antes da hora marcada mas depois com o atraso deles acabamos por esperar bastante… mas la se passou…  Quando terminei liguei ao meu pai a dizer que já me podia ir buscar (sim pq o meu marido deixo-me la às 8:00 e o me pai ia busca-me), ele disse que sim, que se ia sair de casa. Estava eu à porta do IPO quando me liga, passado 10 minutos mais ou menos, da ultima chamada, a dizer que tinha tido um acidente, para eu ir para casa de táxi… mas eu Vim de metro!!! Custou um bocadito, isto porque tive de sair na Trindade, esperar pelo metro de Fânzeres, e quando saí em Rio Tinto ainda tive de fazer uma caminhada de 15 minutos (percurso que se faz em 10 minutos, mas com o meu andar de tartaruga… demorei mais)… mas além das caminhadas o ar condicionado frio dentro do metro e depois o calor que tive na caminhada… penso que não me fez nada bem… estou a sentir-me febril… vou medir a temperatura… e depois ver o que tenho de Anti-histamínico pois a enfermeira do Hospital de dia disse que eu podia tomar… vamos la ver o que tenho cá em casa.

    Por todas estas razões, e porque tenho de me cuidar… vou comer a sopinha e “abafar-me” no sofá…  vou tentar descansar.


    Beijinhos a todos e,



    segunda-feira, 10 de outubro de 2011

    OPEN DAY MAMA HELP - DIA 19 de OUTUBRO de 2011

    OPEN DAY MAMA HELP – DIA 19 de OUTUBRO de 2011 – Das 9.00 às 20.00

    Outubro é o mês dedicado ao Cancro da Mama.

    A associação MAMA HELP vai assinalar esta celebração com um OPEN DAY no próximo dia 19 de Outubro.
    O MAMA HELP estará aberto, nesse dia, para receber, gratuitamente, todas as pessoas que, de alguma forma afectadas pela doença, queiram usufruir dos nossos serviços.

    Teremos marcações disponíveis para acupunctura, imagem, fisoterapia, nutrição, osteopatia, reiki, yoga e psicologia ao longo do dia (pré-inscrição necessária através dos contactos do Mama Help).

    Teremos ainda as seguintes sessões (pré-inscrição necessária através dos contactos do Mama Help):

    9.00 às 11.00 - Fisioterapia e recuperação, exercícios de grupo. Terapeuta Sara Oliveira 
     
    14.30 às 15.30 – Workshop de Turbantes e Lenços – Maria do Sameiro

    15.30 às 16.30 - Exercício e Cancro – Que efeitos e que melhorias? Prof. José Soares e Dr. Eduardo Oliveira da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

    17.00 às 18.00 – Naturopatia e Cancro. Dr. André Dourado

    Todos serão bem-vindos!!

    Das 18.30 às 19.30 - Brinde Mama Help! Vamos ter uma HAPPY HOUR dedicada, especialmente, aos maridos/companheiros, sem os quais o sucesso dos tratamentos não seria o mesmo.

    Para saber mais:

    segunda-feira, 3 de outubro de 2011

    Outubro: Mês de Prevenção do Cancro da Mama

    Liga Portuguesa Contra o Cancro assinala Mês do Prevenção de Cancro da Mama com campanha nacional de sensibilização.

     

     

    Outubro é o mês internacional de Prevenção de Cancro da Mama, estimando-se que na Europa surjam todos os anos 430 000 novos casos e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos. 

    A 30 de Outubro comemora-se do Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, como entidade que há mais anos desenvolve actividades de medicina preventiva nesta área, irá promover a nível nacional um conjunto de iniciativas que visam a sensibilização para esta problemática.

    Saiba mais em :

    http://www.ligacontracancro.pt/noticias/detalhes.php?id=305